quarta-feira, 28 de abril de 2010

Executivo americano faz apelo para acabar com download ilegal de anime

Eric P. Sherman, presidente da empresa Bang Zoom! Entretaiment, que trabalha com dublagem, produção de animes, games e projetos em DVD, pediu, através de um comunicado, que as pessoas parem de baixar anime para o bem da indústria. Essa é a segunda manifestação de uma empresa do ramo, que parece ter seguido o mesmo exemplo da editora Shueisha que, alguns dias atrás, pediu para que as pessoas deixassem de disponibilizar e de ler scans de seus mangás. O executivo fala diretamente para os leitores americanos, mas a intenção das declarações é válida para para as pessoas de qualquer parte do mundo. Vejam o que Sherman diz:

Você deve saber que muitos dos distribuidores que trazem anime ao Ocidente deixaram de fazê-lo ou os têm trazido muio menos. Há poucos que ainda estão dispostos a trazer títulos para nossas lojas. Este é um ano crítico para os animes. Não há outra maneira de dizer. E percebi nesta manhã que era hora de eu dar um aviso urgente.

Se as pessoas não resistirem ao desejo de obter coisas ilegalmente, a indústria inteira estará a beira da falência. Não seria muito até isso. No ano passado, vimos a Bandai demitir 90% de seu pessoal, e há dois anos vimos a Geneon (Pioneer Entertainment) fechar suas portas e leiloar o que tinha produzido. A CPM teve uma morte lenta e dolorosa e a ADV caiu como um gigante. A partir agora, não vai ser tão animador. O Japão já sofre e se empenha para lançar títulos de qualidade. Eles não podem mais confiar tudo aos distribuidores americanos.

Você não consegue mais achar muitos animes nas lojas. Na verdade, onde se pode achar para vender? Pense nisso. Há poucos títulos novos lançados, muito menos em inglês, não por causa do custo de dublar. É claro que o modelo de distribuição de entretenimento está mudando drasticamente. Os DVDs estão entrando em desuso para sempre e a TV online está virando realidade rápido. Mas, até agora, não houve formas bem sucedidas de monetizar entretenimento online. Não o suficiente para os criadores produzirem e distribuírem conteúdo de qualidade.

O anime irá morrer. A menos que VOCÊ mude. Agora. Pare de roubar. Deixe de roubar, deixe de baixar ilegalmente. Se você cometeu roubos, furtos ou apenas "baixou algo por torrent", então pare de fazê-lo — agora. Você poderia não ir a um supermercado e colocar um pacote de queijo embaixo de sua camisa e sair sem pagar. Nem entraria numa loja e tentaria sair com um Guitar Hero, passando direto pelo caixa. Por quê? Porque não pode ser pego? Ou por outro motivo, como um padrão de moralidade que dita como você vive.

A internet, com toda sua beleza, é também um lugar escuro e perigoso. Quando estiver navegando nela, você precisa se perguntar: "É certo, só por ser tão facil?" Você deve entender que entretenimento de qualidade custa muito para ser produzido. E se ninguém paga por tal conteúdo, ele simplesmente não será mais feito. Se ninguém pagasse ingressos para um show da Lady Gaga, ela não faria mais turnês. É assim que funciona. Por alguma razão, as pessoas não entendem que roubam seus animes. Direi exaustivamente: isso é errado. Vocês estão fazendo algo ruim. E precisam parar.

Tenho certeza de que alguns de vocês que leem isso vão rir, fechar esta janela e baixar mais alguns torrents. Por que não? Quem vai saber? Quem vai te pegar? Entendo que é repetitivo, já que vou dizer de novo: o fato de não ser pego não torna o que você faz correto. E tenho certeza absoluta de que você não se sente muito bem consigo mesmo. O que você está fazendo não só é ilegal, como também prejudica muita gente. Desde artistas e criadores a dubladores nos estúdios — todos trabalhando para botar comida na mesa para suas famílias. Você não pode vê-los, nem os resultados imediatos de suas ações. Mas acredite, você está prejudicando pessoas.

Se o que eu digo ressoa em você, considere isso um chamado para despertar. Um chamado para ação imediata e efetiva. É muito fácil. Você deve apoiar os animes se gosta tanto, pagando por ele. Faça a coisa certa. Só. Porque, se não, garanto que até o ano que vem, a Bang Zoom não trará mais a vocês versões em inglês. A todos que apoiam animes: obrigado de coração de todos nós do estúdio.


Eric P. Sherman, presidente e diretor executivo da Bang Zoom! Entertainment

2 comentários:

dsproject disse...

oi aki eo bighenrique o ds project n estou podendo postar mas vou postar com tudo dps ok?

Ashul disse...

Tsc, ele acha que vai adianta alguma coisa!

Postar um comentário